Maquiavel para os nossos tempos

Nos últimos doze anos, tenho este ritual no qual, em todo mês de dezembro, releio algum trabalho de Maquiavel. Este ano foi Discursos. O que me impressionou desta vez foi quantas ideias em Discursos dominam meu próprio modo de pensar. Eu li há aproximadamente vinte anos atrás, e isso deve ter inconscientemente infiltrado em meu sistema de crenças. O livro é tão cheio de ideias que brilham para a vida quanto mais você pensa sobre elas que eu encontrei-me transportado de volta aos meus vinte anos quando ler um livro como este poderia fazer minha cabeça girar por semanas. Aqui estão os principais temas que me surpreenderam desta vez:

A necessidade governa o mundo.  Este é um pensamento que encontra grande expressão em O Príncipe e está espalhado por toda a sua obra. À primeira vista pode parecer bastante óbvio, mas para Maquiavel é a essência de tudo. Quando você sente a necessidade mordendo seus calcanhares, você é movido a responder de alguma forma em que é criativo. É ou isso ou morrer. Quando você não sente necessidade, suas ações não têm propósito, seu espírito vaga, você se torna tolo e dependente.

Isso pode ser visto em termos de seu ambiente e quão apertado ou folgado ele é. Quando seu ambiente pressiona você com limitações, você sente isso o tempo todo e você é chamado a responder de alguma maneira. A tensão faz com que tenha “fome” de mais, para avançar além das limitações. Isto é o que afligirá as pessoas que são pobres, que começam com nada. E Maquiavel, como eu, é atraído para o que ele chama de Novos Príncipes, aqueles que chegam ao topo topo vindo bem de baixo. Os Príncipes, os que nascem com privilégios, encontram-se em um ambiente que é folgado, que tem poucas apertos. A maioria dos Príncipes não cria nada que valha a pena neste mundo; eles são bons em desperdiçar o que os outros  acumularam.

Esta pressão do ambiente não tem de ser pobreza material. Pode ser algo psicológico. Você se sente infeliz com o mundo ao seu redor e é obrigado a mudar algo sobre ele ou você mesmo. Esta insatisfação é constante e focaliza sua energia. Eu entraria nesta categoria. Eu devo constantemente criar desafios para mim, encontrar alguma maneira de sentir-me limitado e pressionado, nunca me acomodando com o que eu fiz no passado. Se eu tivesse me acomodado com o sucesso de meu primeiro livro, seria como se eu fosse agora o príncipe vivendo da herança de meu pai. Em vez disso, vejo-me como constantemente começando do nada, e compelido a superar o que eu fiz antes.

Algumas pessoas passam a confiar nos outros para dar-lhes o que eles querem e precisam. Eles esperam… e reclamam. Outros aprendem desde cedo que a única coisa que vale a pena é aquela que você obtém por conta própria, que você conquista de alguma forma. Esses tipos não gostam do sentimento de dependência ou de esperar que os outros os ajudem.

Quando olho para o nosso país, vejo muitas pessoas que não sentem nenhuma necessidade, que perderam o sentido das limitações, de seus dias sendo contados, de se sentirem compelidos a mover-se em uma determinada direção.  Muitos Príncipes, mas poucos Novos Príncipes. Em países como a China e a Índia, é muito diferente, e talvez em 50 anos a América não vai mais encontrar-se em uma posição preeminente por esse motivo. Todas as nações se levantam e caem em padrões, e para Maquiavel a queda do Império Romano veio devido à distância de suas origens, da necessidade de criar e expandir. Tornou-se uma nação de príncipes gordos e privilegiados.

Quando olho para a Guerra do Iraque, vejo um lado obrigado pela necessidade de se adaptar e ser criativo; é isso ou morrer. O outro lado não sente essa compulsão. Para nós, não é uma questão de vida ou morte. Como diz Napoleão, o moral está para o físico na proporção de três para um, e nessa área, estamos em desvantagem.

Quantas vezes nos esportes vemos um lado sucumbir; isso age como um estímulo incrível para seu moral, e eles respondem ampliando seus esforços. Isso é particularmente notório no futebol, um esporte em que a emoção desempenha um papel importante. Por que é que os democratas finalmente tiveram sucesso enquanto os republicanos entraram em queda livre por vários anos? Necessidade, nascida de uma falta de poder.

Se isso apenas pudesse ser mantido artificialmente, essa pressão do ambiente. Foi para esse propósito que eu escrevi o capítulo sobre o Terreno da Morte na Guerra, e para o qual a Lei de evitar seguir as pegadas de um grande homem foi escrito.

Retorno às origens. Isso está relacionado com a primeira ideia: qualquer coisa que é criada por necessidade tem um poder e força. Essa coisa poderia ser um estado como Roma antiga ou a fundação da América. As ideias e os princípios que estavam nessa origem transformam-se em formas mortas e convenções ao longo do tempo. As pessoas se afastam do início e perdem a noção de por que certas coisas foram criadas. Eles se tornam como zumbis. Uma nação ou um indivíduo deve encontrar uma maneira de retornar às suas origens, ao que provocou a sua criação, ou começar de novo e criar uma nova ordem de coisas.

Fora do poder por muitos anos e vagando na imensidão, o Partido Republicano criou uma nova ideologia na década de 1960 para pendurar o chapéu e permaneceu incrivelmente focado nisso. Lentamente chegaram ao poder e a uma posição de domínio político. Mas crescendo lentamente com poder, eles se afastaram dessa origem, perderam seu sentido de propósito original e perderam poder. Será que eles vão voltar para as ideias que provocaram a sua reformulação, ou vão continuar a vaguear, ou eles vão criar algo novo?

Eu passei por isso na minha própria juventude, atingi certos ideais e valores relacionados à minha individualidade, ao que me separa dos outros. Parte disso era rebelião falsa, mas parte dela era muito real e muito relacionada à minha natureza. Quando volto a esses valores, a essa fé em minha peculiaridade, tenho poder. Quando me conformo, quando me desvio disso, ando sem propósito. Como Diderot escreveu, essas ideias com as quais acabamos nos deparando repetidamente em nossas vidas são as que têm mais verdade. É por isso que eu volto a Maquiavel todos os anos, e para outros escritores que eu amava na minha adolescência e aos 20 e poucos anos.

A origem de qualquer coisa são como as raízes para uma grande árvore. Quando essas raízes murcham ou apodrecem, pode levar anos para notar, mas a árvore inteira morre lentamente.

Ousadia e audácia contêm suas próprias recompensas. Maquiavel tem noções renascentistas da sorte e do destino. Nessa maneira de olhar as coisas, as vidas das pessoas são severamente limitadas pelos tempos em que vivem, as pessoas que conhecem, os pais que as criaram, o tempo que elas têm para viver, etc. Mas uma pessoa que assume riscos tem uma capacidade para ultrapassar esses limites, para criar seu próprio destino. Isso não deve ser confundido com imprudência. É mais um estado mental do que qualquer outra coisa.

Por exemplo, quando entro em uma situação de negociação, eu sempre me sinto seguro de que posso recusar uma oferta. Digamos que meu preço mínimo para um livro ou um acordo é de US $ 100.000. Oferecem a mim 90 ou 80. Eu vou recusá-lo, mesmo que possa muito bem significar que eu acabe com 0. Eu racionalizo isso dizendo que eu vou encontrar outro alguém para pagar o meu mínimo, vou escrever outra coisa, de alguma forma eu vou ser motivado a fazer ainda mais dinheiro em outro empreendimento. Raramente chega a esse ponto, porque entrei nas negociações com firmeza e ousadia de tal forma que os outros podem sentir. Eles entendem que eu estou disposto a ir embora. Esse meu poder de dizer “não” é puramente psicológico, e contudo isso se traduzirá em uma posição mais forte do que se eu tivesse começado querendo aceitar qualquer coisa, mas esperando por mais. Isso não pode ser falsificado. Você deve estar preparado para ir embora.

Maquiavel é atraído por aqueles que dependem de sua inteligência e energia, ao invés de sua riqueza acumulada. Seus heróis não temem perder tudo, porque eles vão se reerguer. Quando você perde o que você tem através de um movimento ousado, você atrai atenção e simpatia, você tem a sensação de que tudo vai voltar. Quando você perde por ser tímido, você encolhe ainda mais e cria seus próprios obstáculos. A sorte recompensa aqueles que são ousados; ela é uma mulher.

Alguns querem governar, outros, serem governados. Este é um conceito que é um tipo de subtexto constante no trabalho. Mesmo em uma república, sobre a qual Discursos se refere, a maioria das pessoas quer que alguém faça o trabalho por elas, para liderá-las. Elas estão dispostas a entregar o governo de sua cidade ou nação para alguém, em troca de serem deixadas em paz. Suas energias estão presas à manutenção do que têm.

Este conceito vai muito mais longe e em direções interessantes. No mundo de Maquiavel, as pessoas não são vítimas. Quando alguém tem seu dinheiro roubado por um vigarista, é porque eles foram estúpidos, porque não possuíram a energia para ser prudente, ou para reaver o que tinham de volta. As pessoas querem ser enganadas. Em outro nível, aqueles que sofrem sob alguma forma de tirania inevitavelmente obtiveram o tipo de governo que querem ou merecem. Eles estão inconscientemente implicados no processo. Ninguém, no universo de Maquiavel, é algum ator passivo que é manipulado e ferido. Há um grau de vontade envolvido.

Este é um aspecto controverso de sua filosofia, mas há muito tempo eu aderi. Por exemplo, quando muitos à esquerda criticam a América ou os governos Reagan ou Bush, eles começam a partir desta posição de que os poderes acima estão oprimindo ativamente e conscientemente a maioria das pessoas. Somos vítimas de sua injustiça. A atenção desses pensadores está voltada para a corrupção que ocorre acima – seja a política externa suspeita, o conforto com a América corporativa, etc. Aos olhos de Maquiavel, a atenção também deve ser focalizada no que ocorre abaixo, sobre aqueles que fazem vista grossa para o que está acontecendo, que pedem para ser liderados, que querem abundância econômica e não se importam profundamente sobre como isso ocorre. O vigarista e os enganados estão entrelaçados, são parceiros em conluio.

Muitas vezes eu olho isso de outra forma. Em vez de chorar porque Karl Rove e os republicanos estão roubando esta eleição, ou enganando o público, eu olho para as campanhas incrivelmente ineptas sendo dirigidas por Gore ou Kerry, e a confusão entre a liderança Democrática. Os democratas não foram vítimas, mas participantes ativos em sua própria derrota, derrubados pela incompetência. Esta maneira de olhar para as coisas torna você ativo e alerta; você é responsável pelo mau que ocorre a você, e assim você sempre pode transformá-lo. Os governados podem querer governar. Nada permanece o mesmo.

Religião é essencial. A maioria das pessoas quer acreditar em alguma coisa. Essa tem sido a função da religião por séculos. Maquiavel pode ter sido ateu, ou talvez não, mas sentiu que uma nação ou um grupo sem alguma forma de religião para mantê-los unidos não poderiam durar. A palavra “religião” significa “conectar”. Quando as pessoas não têm esse sistema de crenças, essa estrutura para se concentrar, elas pensam em seu próprio egoísmo estreito, e o caos acontece. (Agora, os acontecimentos no Iraque podem parecer desmentir isso, mas ele argumentaria que o Iraque é de fato uma nação falsa, reunido por potências ocidentais. Que um país dividido entre seus vários sistemas de crenças, sunitas e xiitas neste caso, faria mais sentido.)

Não é tanto o deus particular que importa, mas que as pessoas são reunidas por rituais compartilhados e mitologia. Os romanos sabiamente usavam a religião para este propósito. É minha afirmação que isso tem grande relevância para a América moderna. As pessoas estão morrendo de vontade de acreditar em algo. Eles direcionarão essa fome em todos os tipos de canais estreitos.

Não estou falando aqui sobre como o Cristianismo funciona em um nível político e seu poder de divisão. Não é o Cristianismo que vai unir os americanos no século 21, não importa o que aqueles na direita acreditem. Estou falando de uma mitologia compartilhada, algo que une as pessoas além de seus interesses estreitos, sua comunidade, sua cidade. (É assim que Maquiavel vê a religião.) Essa é uma espécie de poder político inexplorado que está lá fora para que alguém defina para esta nova era. É o que JFK fez em 1960, e sua Nova Fronteira. É algo que eu acredito que o Partido Democrata pode explorar com grande efeito. Eu direciono os leitores ao capítulo “Estrela” do livro “A arte da sedução”.

Tradução do post original: http://powerseductionandwar.com/machiavelli-for-our-times/

 

 

 

 

Deixe um comentário

